Agenda

Criança, Natureza, Cultura Infantil no Festival Internacional de Teatro do Ceará

Lydia Hortélio estará presente na 10ª edição do TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que está acontecendo de 16 de novembro a 06 de dezembro em formato virtual. Serão cinco webinars gratuitos transmitidos ao vivo. 

 

Criança, natureza e cultura infantil

A Cultura Infantil é tecida na interação da criança consigo mesma, com as outras crianças e com o mundo. “A cultura infantil é única e una em cada gesto, e a criança, infante que é de sua espécie, necessita, como todas as outras, do espaço natural para exercer movimento próprio e inaugurar com vigor e alegria seus talentos infinitos. A natureza é o espaço primordial portador da vida, com suas múltiplas dimensões e desafios”, diz Lydia Hortélio, etnomusicóloga, educadora e pesquisadora de cultura infantil e música da infância.

Perspectivas decoloniais, pluriepistêmicas e antirracistas na Educação Musical

Lucilene Silva, Ana Gomes, Gil Amâncio, e Leonardo Moraes participarão no dia 13 de novembro, às 15:00h do Encontro sobre o tema "Perspectivas decoloniais pluriepistêmicas e antirracistas na Educação Musical", no Canal do Youtube da ABEM - Associação Brasileira de Educação, sob a mediação da Lúcia Campos.

 

Para acessar a programação completa, clique no link abaixo: https://docs.google.com/document/d/1qtmBmBRlB9bRdFaroFt7lR01Lz-6I8bi5_STdhP33TQ/edit?usp=sharing

Bambu tira Bu! 7 cartinhas para levar a Brincar com Lydia Hortélio

Um curso inédito e imperdível com Lydia Hortélio sobre a cultura da Criança. 

Dos acalantos às rodas de verso, vivências, reflexões e repertório.

A cada encontro, você receberá uma cartinha para levar a Brincar. Venha conosco!

No último encontro vamos "Brincar Presépio" como se diz na zona rural.

 

Os encontros acontecerão às quintas-feiras das 20h às 21h30 e serão gravados e disponibilizados até 30 dias após a última data do encontro final para que os participantes possam rever e estudar com mais profundidade a cultura da criança.

 

Esperamos você!

Vagas limitadas.

A Música Tradicional da Infãncia

No dia 04 de novembro, às 20:00h, Lydia Hortélio e Lucilene Silva estarão na programação do Festival Musicar, falando sobre a Música Tradicional da Infância.

Música e Cultura da Infância

No dia 03 de novembro  tem bate-papo de Lydia Hortélio com o Grupo Avançar, sobre Música e Cultura da Infância.

Onde? No instagram.com/grupo_avancar

Até lá!

Cópia do: O Baile de Deus Menino, um Natal Brasileiro!

O primeiro presépio do mundo data de 1.223, feito por São Francisco de Assis. "Brincar Presépio" é uma expressão do povo brasileiro para falar sobre a prática das manifestações que coroam um Natal repleto de músicas, flores, cores, sabores e alegria, um Natal Brasileiro. Entre 13 de novembro e 11 de dezembro, das 19:00 h às 21:00 h, realizaremos cinco encontros para compartilharmos pesquisas e experiências com manifestações do nosso ciclo natalino:

 

No dia 13 de novembro - Lydia Hortélio fará a abertura dos encontros com o "O Bale de Deus Menino, um Natal Brasileiro", mais uma parte da sua pesquisa realizada na comunidade da Fazenda Grota Funda, município de Serrinha, Sertão da Bahia.

 

No dia 20 de novembro, Maria amélia Pereira(Peo) compartilhará a experiência da Casa Redonda com "A Festa da Estrela ", ritual realizado nas últimas quatro décadas com crianças da educação infantil, para louvar o Menino.

 

No dia 27 de novembro Adelsin realizará uma "Oficina de Presépios Articulados", inspirada na experiência e pesquisas realizadas em comunidades do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

No dia 04 de dezembro, Lucilene Silva compartilhará suas pesquisas de presépios brasileiros e da prática dessas manifestações com crianças e adolescentes da Oca Escola Cultural: "Lapinhas, presépios e O Baile de Deus Menino no Natal da Oca, uma Escola Cultural em Carapicuíba/SP".

E para fechar o encontro, no dia 11 de dezembro, Luciana Balbino compartilhará "Uma experiência com o Baile de Deus Menino nas séries iniciais de uma Escola Pública na periferia de Salvador - BA": uma ruptura de tempo e espaço para a abertura de ritos e tramas de convivência afetuosa entre as crianças, professores/as e comunidade escolar, oportunizando uma possibilidade de ressignificar as práticas para a construção de uma escola com alma brasileira .

Estamos esperando vocês para fechar 2020 cantando com a gente!

Construção de apitos aprendidos com as crianças e o povo brasileiro

Para animar o domingo dia 1º de novembro, tem oficina virtual de "Construção de apitos aprendidos com as crianças e o povo brasileiro", com Adelsin, no Instituto Brincante.

 

Um encontro para brincar de fazer apitos e barulhos. De uma maneira bem informal iremos construir apitos com materiais diversos, ouviremos as histórias de como e onde cada apito foi aprendido e veremos algumas imagens/vídeos de crianças fazendo e apitando. Conversaremos também sobre os princípios básicos de qualquer apito.

 

Inscreva-se através do link:

http://www.institutobrincante.org.br/cursos/ver/288

A música em comunidades rurais... e a criança!

No dia 31 de outubro, sábado, às 19:00 h, tem Casa das 5 Pedrinhas no Casarão, com Lydia Hortélio, Elisa Goritzki e Lucilene Silva.
Lydia abordará o tema "A música em comunidades rurais... E a criança!", e compartilhará conosco parte de sua pesquisa na Comunidade da Grota Funda, município de Serrinha, Sertão da Bahia.O encontro será veiculado pelo canal YouTube do Coletivo Casarão e pelo Facebook do Centro Cultural Casarão.
 

Música da Cultura Infantil

No dia 29 de outubro, quinta-fera, tem bate papo virtual com LYDIA HORTÉLIO no facebook do PRÓ-SABER SP.

Com a mediação de Lucilene Silva, neste encontro Lydia Hortélio tratará das dimensões da Música da Infância, da sua pesquisa de mais de 50 anos em torno do tema e das ações realizadas na perspectiva de compartilhar as preciosidades da infância brasileira.

Até lá!

Lançamento do livro e CDs "História da Menina da Rua da Ponte" no formato virtual

Como não poderia deixar de ser, o mês de outubro na Casa das 5 Pedrinhas foi recheado de atividades sobre a Cultura Infantil e Música da Infância. Para fecharmos a programação do mês,  e darmos continuidade à disponibilização das nossas publicações no formato virtual, no dia 30 de outubro, às 19:00, realizaremos o Lançamento do livro e CDs "História da Menina da Rua da Ponte", de Adelsin e Guigui. Será uma conversa com os autores e a apresentação de algumas histórias.

Escrito por Adelsin e sua mãe, Guiomar Sant'Anna, o livro "Histórias da Menina da Rua da Ponte" apresenta histórias que a menina Guigui ouviu quando criança no interior de Minas Gerais. A versão impressa do livro é acompanhada de dois CDs com as histórias contadas pelos dois e ainda por José Faria, Henrique Santana, Lucilene Silva, Pereira da Viola e Regina Machado. Como dez histórias trazem trechos cantados, contamos com a participação dos músicos Carlinhos Ferreira, Daniel Magalhães, Dener Pinheiro e Pereira da Viola. Temos também a participação especial do Coral Ribeirão de Areia e das crianças da Oca Escola Cultural.

A compra do ingresso inclui o acesso ao livro virtual.

Música Tradicional da Infância e possibilidades práticas na Educação Musical

Esse encontro faz parte da Especialização em Educação Musical CBM/FLADEM/Fladem Brasil na qual Lucilene Silva tratará da música tradicional da infância brasileira, suas características, dimensões, estruturas e qualidades que a torna ideal e imprescindível na educação musical.

Brincar: aprendizados, desafios e possilidades na quarentena

No dia 22 de outubro, próxima quinta-feira, às 19:30,  LUCILENE SILVA compartilhará um pouco das experiências e adaptações das brincadeiras feitas com as crianças e adolescentes da Oca no formato virtual, com o objetivo de continuarem brincando juntas, mesmo que à distância.

MÚSICA DA CULTURA INFANTIL, SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA

Nosso lema é "Levar a brincar", então dando continuidade às atividades do mês da criança, no dia 17 de outubro, próximo sábado, Lydia estará na programação do Instituto Brincante às 19:00 h.

Neste encontro Lydia Hortélio tratará da Música da Cultura Infantil, uma música no corpo, próxima ao outro, com o outro, cuja prática promove um convívio alegre e diferenciado, onde as crianças encontram oportunidade de fazer e o espaço ideal de iniciação à cidadania: plena, por índole e direito, sensível, inclusiva, desafiadora.

Poéticas da Infância

LUCILENE SILVA e MIRELA ESTELLES, amanhã, terça-feira, às 16:00 h.

 

No mês em que se celebra o Dia das Crianças, o MAM apresenta uma programação dedicada à celebração da cultura da infância, por meio de diversas práticas que mostram a importância do lúdico e do brincar na vida das crianças. A programação é voltada às famílias com crianças de todas as idades, pais, avós, educadoras e professores. As atividades englobam conversas, narrações de história, brincadeiras e experimentações artísticas.

 

Neste dia, teremos uma conversa sobre a presença dos jogos de verso e brincadeiras tradicionais da infância nas exposições do museu.


A criança e as mãos

No dia 13 de Outubro, às 19:00h, tem bate-papo virtual do Adelsin com o Grupo Avançar sobre o tema "As crianças e as mãos". Adelsin refletirá sobre  a importância para a criança de construir seus próprios brinquedos, a diferença entre  brincar com brinquedos artesanais e brinquedos industrializados, o início e o fim da construção de brinquedos na infância.

Onde? No Instagram @grupoavancar

Revoada da Arte com Educação

No dia 12 de outubro, às 18:00 h, a Casa das 5 Pedrinhas estará presente na REVOADA DA ARTE COM EDUCAÇÃO, organizada pelo Binah - Espaço de Arte, com Lydia Hortélio, Lucilene Silva e Adelsin.

REVOADA DA ARTE COM EDUCAÇÃO é um levante da arte com a educação, para transformar a denúncia em anúncio - uma transformação que só se faz no coletivo, inventando junto, criando outros vôos. Buscamos encontros/partilhas, para criarmos um movimento de abertura de outros caminhos, trazendo a arte como provocadora de aprendizagens e educação como provocadora de invenções e revoadas.

No atual momento de crise ambiental, política, econômica, saúde e educação, se manifesta cada vez mais a urgência das aprendizagens e os processos partilhados, das faíscas necessárias para a invenção de uma outra realidade a partir da troca.

 

Convidamos ONGs, institutos, coletivos, artistas e educadores de várias partes do Brasil. Esses encontros acontecerão no youtube do binåh e serão disponibilizados gratuitamente.


Esse levante será dividido em cinco dias com diferentes conversas. Cada coletivo traz uma questão para essa conversa-metamorfose, caldo compartilhado.

de 12/10 a 16/10

das 18h às 22h

No canal do YouTube do binåh espaço de arte

O Brinquedo Palavra na Cultura da Criança

Agora, mais do que nunca, um momento para falar de cultura, do brincar e da poesia da infância. É disso que falaremos nesse bate-papo virtual.

1.    No repertório das brincadeiras da infância observa-se uma linguagem poética  em que rima é muito presente. Que poesia é essa inventada pelas crianças?

2.    Que tipo de conteúdos os textos das brincadeiras da tradição da infância trazem?

3.    Quando fala-se no “brinquedo palavra”, o que isso significa? Que tipos de brincadeiras compõem a poesia popular da infância?

4. Qual a relação desse brincar com a palavra e o desenvolvimento da linguagem na infância?

O "tom" da infância em Serrinha: 100 anos de Música da Cultura Infantil em um município do Sertão da Bahia

​O "tom" da infância em Serrinha:

100 anos de Música da Cultura Infantil

em um município do Sertão da Bahia

corresponde a uma pesquisa que vem sendo realizada por Lydia Hortélio há algumas décadas,

com o objetivo de levantar os Brinquedos dos Meninos de Serrinha, ao longo do século XX. 

Como metodologia Lydia adotou o critério de dividir o século em quatro partes, de 25 em 25 anos, elegendo os respectivos informantes nas diversas  áreas do município, com o intuito de rastrear os fatos culturais da infância em nossa terra. No material levantado consta, aproximadamente, 600 Brinquedos com música, além de numerosas citações de outros brinquedos, um acervo que se encontra gravado, transcrito, ordenado e classificado, formando uma coletânea que consta de 12 cadernos, cujos títulos são:

- Os Brinquedos da Menina Alice...

Alice Hortélio da Silva, 1906, zona urbana central.

- Os Brinquedos da Menina Helena...

Helena Maria de Jesus, 1922, Fazenda Alto, zona rural.

- Os Brinquedos de Lydia Maria...

Lydia Maria Hortélio Cordeiro de Almeida, 1932, zona urbana central

- Os Brinquedos da Menina Eliza...

Eliza Oliveira da Paixão, 1951, Fazenda Grota Funda, zona rural

- Os Brinquedos de Livinha...

Lívia dos Santos Silva, 1958, zona urbana central

- Os Brinquedos de Jaqueline

Jacqueline de Oliveira Silva Lima, 1980, zona urbana periférica

- Os Brinquedos dos Meninos de Serrinha no século XXI...

Crianças de três escolas, zona urbana centra e periférica. 

Serão quatro encontros para conhecer de perto essa pesquisa e preciosíssimo repertório:

1º quarto do século XX - dia 30 de setembro das 19:00 h às 21:00 h
2º quarto do século XX - dia 07 de outubro das 19:00 h às 21:00 h

3º quarto do século XX - dia 14 de outubro das 19:00 h às 21:00 h

4º quarto do século XX - dia 21 de outubro das 19:00 h às 21:00 h
 

Estamos esperando vocês!

As Culturas da Infância e o Isolamento

Lucilene Silva participará no dia 17 de setembro às 10:00 do XVI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura organizado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

 

A mesa As culturas da infância e o isolamento: efeitos da desigualdade na pandemia acontece no dia 17 de setembro, às 10h.

 

As infâncias não foram interrompidas. Vida ainda pulsa. Assim como pulsam várias questões sobre as dinâmicas entre pais e filhos no contexto da pandemia. Ou como as crianças têm se reinventado nesse período?

 

Expositoras: Natália Fernandes (UMinho/Portugal) e Lucilene Silva (Unicamp) Coordenação: Leila Damiana (UFRB), Karina Cordeiro (UFRB), Cilene Canda (UFBA)

 

O XVI ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura é promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e acontecerá entre 15 e 18 de setembro de 2020.

Educação em Liberdade - A Casa das 5 pedrinhas e a riqueza cultural dos brinquedos infantis

Cultura da Criança passa pela brincadeira. A cultura do adulto, a Arte, também, mas daí já é assunto para outra entrevista. Segundo o Poeta e filósofo Friederich Schiller, o "ser humano só é plenamente humano quando brinca".

Então, chamamos para a conversa deste episódio do Educação em Liberdade a pesquisadora Lucilene Silva, representante da Casa das 5 Pedrinhas em São Paulo.

 

Fundada por Lydia Hortélio em Salvador, A CASA DAS 5 PEDRINHAS é um lugar de BRINQUEDO de vivência, reflexão e irradiação de CULTURA DA CRIANÇA - aqui entendida como as experiências, as descobertas, o FAZER DAS CRIANÇAS entre elas mesmas, buscando a si e ao outro em interação com o Mundo, ou seja: toda a multiplicidade e riqueza dos BRINQUEDOS DE CRIANÇA.

 

Vamos falar também sobre o trabalho de salvaguarda das brincadeiras tradicionais como parte do Patrimônio Cultural brasileiro, e também de seu livro premiado sobre a música tradicional da infância da Aldeia de Carapicuíba, em São Paulo, "Eu vi As 3 Meninas". 

Cultura da Infância – Retratos de um Brasil Profundo

No dia 25 de agosto, às 15:00 h, o Museu do Folclore de São José dos Campos realizará, um bate-papo virtual entre a etnomusicóloga Lydia Hortélio e a folclorista Angela Savastano, sobre o tema "Cultura da Infância – Retratos de um Brasil Profundo".

O encontro será transmitido pelo aplicativo Zoom e as inscrições ocorrerão pela plataforma Sympla.

 

Rodas de Verso - Um encontro para cantar

A primeira atividade do 2º Encontro das 5 Pedrinhas trouxe como tema “A Música da Zona Rural”. Dando continuidade ao 2º encontro, a proposta é nos encontrarmos para cantar juntos.

As rodas de verso correspondem a uma tradição encontrada de norte a sul do Brasil e trazem a beleza e diversidade da nossa música e poesia popular. São também muito frequentas nos Cantos de Trabalho. Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, das 19:00 h às 21:00 h, nos encontraremos para conhecer de perto essa tradição e cantarmos juntos. Contaremos com a participação especial de mulheres de comunidades que mantiveram e que ainda mantêm essa prática. Parte do recurso será revertido para construção da Casa das Bordadeiras do Curtume, no Vale do Jequitinhonha - MG.

No dia 27/08, quinta-feira Lydia Hortélio compartilhará o repertório das Rodas de verso da Fazendo Grota Funda no município de Serrinha, Sertão da Bahia; no dia 28/08, sexta-feira, Lucilene Silva trará o repertório das Rodas de verso registradas em suas pesquisas de Norte a Sul do Brasil e contará com a participação especial das Rendeiras da Aldeia. No dia 29/08, sábado, Viviane Fortes e Adelsin dividirão conosco as Rodas de verso de comunidades do Vale do Jequitinhonha - MG e contarão com a participação especial das "Bordadeiras do Curtume".

Criança, natureza, cultura infantil

"Para inaugurar seus talentos e desenvolver seu movimento próprio com viço e alegria, a criança, infante que é de sua espécie, necessita, como todas as outras, de seu espaço natural – a Natureza. Assim sendo, temos que reconhecer quanto a Natureza é necessária à Criança para que haja afirmação de vida e crescimento."

É sobre isso que Lydia hortélio tratará no encontro virtual, em 31 de julho às 19:00 h através da Plataforma Zoom.

 

O Brinquedo Palavra na Cultura da Criança

Um repertório de brincadeiras para tempos de isolamento social.Num momento em que a tela e o texto invadiram o nosso dia-a-dia, nessa oficina será trabalhado o universo vocabular da infância e as formas como as crianças brincam com as palavras através das adivinhas, trava línguas, parlendas, histórias e quadrinhas.

2º Encontro das 5 Pedrinhas

A MÚSICA EM COMUNIDADE RUAIS ... E A CRIANÇA!

Falas, imagens e exemplos musicais

 

Como vivemos tempos de renovação planetária, o 2º Encontro da Casa das 5 Pedrinhas previsto para acontecer em maio, na Oca Escola Cultural, acontecerá de forma virtual.

No primeiro momento do encontro Lydia Hortélio falará das manifestações musicais da Fazenda Grota Funda, uma comunidade rural do município de Serrinha, no Sertão da Bahia. A segunda parte do encontro contará com a participação de Adelsin e Lucilene Silva. Adelsin abordará sua pesquisa e experiência com as manifestações musicais de comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha/MG e Lucilene Silva sua pesquisa e experiência com a música da zona rural numa comunidade urbana de Carapicuíba/SP.

Música Tradicional da Infância, Música da Cultura Infantil, Significado e Importância

No dia 19/06 haverá uma segunda turma. Em videoconferência Lydia Hortélio tratará do tema "Música Tradicional da Infância, Música da Cultura Infantil, significado e importância".

Música da Cultura Infantil

Quietinha em casa e se cuidando na quarentena, no dia 11 de junho, às 19:00 h, Lydia Hortélio fará uma videoconferência através da plataforma Zoom.

Música da Cultura Infantil

Na sexta-feira, dia 05 de junho, às 11:00, horário de Brasília, Lydia Hortélio fará um bate papo sobre cultura da infância com a Professora Ordália da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Brincando em casa - Encontro de gerações

Na segunda-feira, 1º de junho tem mais bate-papo com a equipe da Casa das 5 Pedrinhas: Adelsin e Lucilene Silva estarão refletindo a sobre a importância do brincar para o desenvolvimento pleno do ser humano (ainda criança), sobre o momento atual, os desafios e possibilidades que o isolamento social nos apresenta.
Dia 1º de junho, das 18h às 19h30, no canal do Youtube da Fundação FEAC

Brincando da Terra ao Céu e vice-versa

Dia 29/05, às 18:00 h, na programação virtual da Semana Mundial do Brincar do SESC Osasco, Adelsin e Lucilene Silva, participarão do bate-papo "Brincando da Terra ao Céu e vice-versa" , quando refletirão sobre o brincar:
• Da infância à terceira idade
• Da casa à comunidade/escola
• Da terra ao céu.

Onde? No Instagram @sescosasco

A Importância do brincar

Bate papo virtuam de Lucilene Silva com o Instituto Cacau Show sobre a importância do brincar.

Reflexões sobre o brincar em tempos de isolamento social

 

No dia  dia 08/05, das 13:00 às 14:00h, Lucilene Silva conversará com Amanda Monteiro do Eludicar Centro Pediátrico refletiremos sobre o brincar em tempos de isolamento social.

2º Encontro de Educadores 5 Pedrinhas na Oca

A Oca Escola Cultural e a Casa das 5 Pedrinhas convidam para um encontro com Lydia Hortélio, Adelsin, Lucilene Silva e Peo (Maria Amélia Pereira).
 

Quando: devido ao momento atual o encontro acontecerá no 2º semestre com datas a serem definidas.

Local: Rua Xapuri, 600 - Carapicuíba - São Paulo


Clique e acesse ao Programa Completo

Please reload

Contato

 

A Casa da Cinco Pedrinhas possui núcleos nos seguintes estados:

 

Bahia: Lydia Hortélio

Minas Gerais: Adelsin

São Paulo: Lucilene Silva

 

email: contato5pedrinhas@gmail.com

telefone: (11) 9 9104 7380